TUBOS E CONEXÕES EM PPR: ENTENDA O QUE É E POR QUE OPTAR PELO PPR EM INSTALAÇÕES DE REDE HIDRÁULICA.

Neste artigo, você vai ficar pode dentro do porquê os tubos e conexões em PPR têm se destacado no mercado de instalações hidráulicas e em sistemas de ar comprimido.

O que é PPR e por que escolher esse material?

PPR – Polipropileno Copolímero Randon (tipo 3) – é o material resultante de alguns processos químicos complexos aos quais o polipropileno, que é uma resina composta principalmente por petróleo, é submetido.

O PPR foi desenvolvido na Europa, na década de 50, e se tornou a solução para fabricar tubos e conexões capazes de conduzirem água quente e suportarem pressões em temperaturas elevadas, sem apresentarem vazamentos, processos de corrosão, ou dissipação de calor.  

PPR – excelente desempenho em instalações de redes hidráulicas

O PPR consegue operar em temperaturas de serviço de 70 °C, com picos de até 95 °C, com isso há uma pressão de 80 m.c.a, tornando-o um dos materiais com melhor desempenho em sistemas hidráulicos do mercado.

Tubos e conexões em PPR apresentam baixa rugosidade e são eletricamente isolantes, fator que evita incrustações de sais presentes na água, consequentemente, evita a redução diametral das tubulações com o passar dos anos.

Os tubos e conexões em PPR apresentam baixa condutividade térmica, o que quer dizer que possui mínima perda de calor, resultando em economia na condução de água quente. Além disso, essa característica torna o material indicado também para regiões frias, pois evita o rompimento das tubulações mesmo com o congelamento de água.

O PPR é atóxico e atende à norma nacional ABNT e às internacionais DIN, IRAM e UNIT. Atualmente, é o material mais indicado para a condução de água potável.

Seu alto peso molecular resulta em resistência a vários produtos químicos, sendo capaz de resistir perfeitamente a soluções ou materiais com pH entre 1 e 14, como cal, cimento.

Tubos e Conexões em PPR e suas Aplicações

Os tubos e conexões em PPR são excelentes alternativas para sistemas hidráulicos de vários segmentos como residenciais, comerciais, industriais, hospitalares, hotelaria, embarcações, dentre outros.

O sistema suporta altas cargas de colunas d’água, possui flexibilidade, alta resistência a impactos e a produtos abrasivos. Além disso, é leve, seguro e não corrosivo.

Suporta temperaturas elevadas, possui baixa condutividade térmica, e o processo de termofusão também agrega benefícios já que garante estanqueidade total e elimina qualquer possibilidade de vazamento.

Soluções Autoval em Tubos e Conexões PPR

Para cada aplicação uma cor para identificação

Na Autoval, você encontra a linha completa de tubos e conexões em PPR TOPFUSION. Com produção 100% nacional, a marca traz linhas específicas para cada setor, em conformidade com as especificações técnicas normativas nacionais e internacionais. Conheça abaixo.

          TOPHIDRO

          Tubos e conexões em PPR verde para água quente e fria, nos diâmetros de 20 a 160 mm.

          TOPFIRE

          Tubos e conexões em PPR vermelho para sistemas hidráulicos preventivos (redes de combate a incêndio), nos diâmetros de 75 a 160 mm.

          TOPAIR

          Tubos e conexões em PPR azul exclusivo para redes de ar comprimido, nos diâmetros de 20 a 160 mm.

          TOPVACUUM

          Tubos e conexões em PPR cinza, fabricados exclusivos para o segmento de condução a vácuo, nos diâmetros de 20 mm a 110 mm.

A AUTOVAL é distribuidora de tubos e conexões TOPFUSION, nosso compromisso é entregar as melhores soluções para instalações mais seguras e duradouras.

Pressão

Os tubos e conexões de PPCR têm uma resistência de trabalho de 20 kgf/cm². Os tubos são testados por uma hora a uma pressão de 52 kgf/cm² a uma temperatura de 20°C. De acordo com as normas DIN 8077/8078 – IRAM 13870/13871 – ABNT 15813.