FILTROS, REGULADORES E LUBRIFICADORES (FRL): ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DO AR NA PNEUMÁTICA

Também conhecidos como unidade de preparação do ar, o trio filtros, reguladores e lubrificadores são os principais componentes responsáveis pela vida útil longa de suas instalações pneumáticas. Entenda melhor no artigo que preparamos para você.

Ar comprimido: o combustível dos sistemas pneumáticos

Sistemas pneumáticos são amplamente utilizados em diversos segmentos industriais. Eles possibilitam automatizar processos a partir de investimentos relativamente baixos, oferecem facilidade na implantação, manutenção e manuseio. Além disso, entregam maior produtividade com redução de custo operacional.

Os sistemas pneumáticos utilizam ar atmosférico (comprimido por um compressor), como combustível para gerar pressão e movimento em válvulas e cilindros. O ar atmosférico é composto por gases, oxigênio e nitrogênio principalmente, porém, nele há contaminantes de três tipos básicos: água, óleo e poeira.  

Partículas de poeira, geralmente, são abrasivas e as ações geradas pela umidade e pelo óleo podem danificar equipamentos e reduzir a vida útil das instalações pneumáticas.

Evite que seus sistemas pneumáticos sejam danificados

Para evitar que o ar contaminado percorra todo o sistema pneumático e chegue em equipamentos críticos, é fundamental que ele seja tratado antes da distribuição. Válvulas e cilindros pneumáticos podem ser travados por partículas de sujeira, e com isso, parar toda uma escala produtiva.

Por esse motivo, os conjuntos de preparação de ar, ou lubrifil, como também são chamados, são adicionados aos sistemas pneumáticos, e têm as funções de filtragem, regulagem da pressão e lubrificação do ar.

Conheça melhor a função dos principais componentes de preparação do ar

Como você já sabe, o conjunto de preparação de ar, ou lubril, é utilizado para garantir a qualidade do ar comprimido. Ele elimina partículas indesejadas e permite que o ar circulante seja adequado para garantir total eficiência do sistema pneumático.

Para cumprir essa função, o conjunto contempla filtro, regulador e lubrificador. Conheça um pouco de cada um deles:

  • Filtro: equipamento responsável pela remoção de impurezas líquidas e sólidas.
  • Regulador: regula a quantidade de ar comprimido necessária na operação.
  • Lubrificador: equipamento que assegura a lubrificação dos equipamentos pneumáticos, sejam eles de funcionamento contínuo ou não, e possibilita vida útil longa aos sistemas.

Aliados a esses três principais componentes, destacam-se também os reservatórios de água, secadores e resfriadores no sistema de preparação de ar.

Como a Autoval pode ajudar você?

Na Autoval, você encontra uma seleção de filtros e conjuntos de preparação do ar de alta tecnologia. São produtos amplamente conhecidos e utilizados pelas mais exigentes indústrias do Brasil e do mundo.

Filtros, reparadores e lubrificadores Aventics Séries 651/652/653

Tecnologia de ar comprimido completa e personalizável. A linha possibilita combinar todos os componentes da série para obter a função desejada. Isso torna possível ajustar os componentes de forma precisa às necessidades de cada aplicação.

Filtros de alto fluxo Numatics Série Delta

Filtragem de alto padrão para aplicações de alto fluxo. Equipados com tampas de alumínio padrão em cada elemento, dreno manual premium, vedações em Fluorocarbono (FKM) e pré-filtro interno de 3 mícrons, os filtros de alto fluxo Série Delta destacam-se como uma solução robusta para instalações exigentes.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre cada um desses produtos e dos benefícios que eles podem oferecer às suas operações.