Painéis pneumáticos e eletropneumáticos são essenciais para organizar e simplificar atividades em estações de trabalho automatizadas dentro das mais variadas plantas industriais. Através deles é possível reunir todos os componentes pneumáticos e eletropneumáticos em um só espaço, mantendo-os protegidos contra choques e intempéries, além de facilitar qualquer tipo de manutenção quando necessária.

A AUTOVAL conta com uma equipe técnica especializada que cuida de todo o processo de desenvolvimento dos painéis: concepção do projeto, montagem do painel, instalação e manutenção.

Todos os componentes dos painéis podem ser fornecidos com certificado de qualidade, conforme a demanda de cada cliente e são garantidos por seis meses após a instalação.

O QUE SÃO PAINÉIS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS?
Essencialmente, são armários produzidos em aço carbono, aço inoxidável ou ainda em PVC, capazes de centralizar todas as válvulas de comando e acessórios pneumáticos de uma máquina ou dispositivo industrial, que podem ser de acionamento muscular (pneumático) ou elétrico (eletropneumático).

Além de permitir um aspecto visual mais organizado e facilitar a identificação dos dispositivos no ambiente industrial, os painéis permitem vida útil longa aos equipamentos em seu interior já que os protegem conta choques, intempéries, ações de gases suspensos e substâncias agressivas, e facilitam qualquer manutenção necessária.

COMPONENTES BÁSICOS DE UM PAINEL PNEUMÁTICO OU ELETROPNEUMÁTICO
De modo geral, os painéis pneumáticos e eletropneumáticos são configurados com válvulas pneumáticas de acionamento elétrico ou muscular, filtros de ar, acessórios pneumáticos, conexões e componentes elétricos que possam ser alojados no mesmo quadro.

APLICAÇÕES
Pela versatilidade de customização, os painéis pneumáticos e eletropneumáticos podem ser adequados para atender qualquer segmento industrial, respeitando as necessidades de cada cliente e especificidades de cada setor.

DIFERENÇA ENTRE PAINÉIS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS
Basicamente, a diferença entre os dois tipos de painéis é o método de acionamento, que pode ser muscular (pneumático) ou elétrico (eletropneumático).
Na primeira opção, utiliza-se o ar comprimido como meio de transmissão de potência para os atuadores. A utilização da pneumática nas industriais resulta em benefícios e economia às linhas de produção.
Os equipamentos pneumáticos são mais robustos e, portanto, podem ser aplicados em ambientes mais hostis, sujeitos à poeira, umidade, atmosferas corrosivas e explosivas.
Para acionamentos eletropneumáticos, há a combinação da energia e de circuitos elétricos aos sistemas pneumáticos, ou seja, é necessário o uso de componentes de entrada e de saída de sinais elétricos e componentes pneumáticos.

Conheça nossas soluções de readequação de equipamentos e reduza custos de fabricação e instalação.

Para mais informações, entre em contato e solicite o suporte de consultor técnico AUTOVAL.

Deixe uma resposta


PAINÉIS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS

Na AUTOVAL, você encontra o painel ideal para o seu projeto.

Os painéis eletropneumáticos Autoval permitem várias opções de materiais construtivos, nos mais diversos tipos de invólucros, totalmente adequados  às necessidades especificas de cada processo industrial.

Aplicáveis em locais de risco, conforme classificação N.E.C. (National Eletrical Code) classe I,II e III , divisão 1 e grupo A a G.

Os operadores solenoide de alto desempenho e bobinas eletrônicas não polarizadas equipadas ainda com diodos triplamente redundantes
impedem que pulsos elétricos retornem à área de risco.

Painel eletropneumático com instalação manifold’s do tipo flautas de distribuição, que permite diversificação de fluidos em especial para equipamentos de injeção de plásticos.

Painel eletropneumático para indústria de mineração com válvulas solenoide do tipo SPOOOL SLEEVE, que não utilizam anéis de vedações do tipo O-ring’s .

Todo o processo de vedação das válvulas é realizado por uma finíssima tolerância existente entre as partes internas das peças (não existe atrito entre as peças moveis) proporcionando longa durabilidade e confiabilidade ao conjunto.

Supera a marca de 01 bilhão de ciclos sem desgaste!

Painel eletropneumático para dosificadores da indústria farmacêutica, com utilização de micros válvulas, que garantem precisão absoluta na elaboração de produtos de origem medicinal.