CONHEÇA OS PAINÉIS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS

Painéis pneumáticos e eletropneumáticos são essenciais para organizar e simplificar atividades em estações de trabalho automatizadas dentro das mais variadas plantas industriais. Através deles é possível reunir todos os componentes pneumáticos e eletropneumáticos em um só espaço, mantendo-os protegidos contra choques e intempéries, além de facilitar qualquer tipo de manutenção quando necessária.

A AUTOVAL conta com uma equipe técnica especializada que cuida de todo o processo de desenvolvimento dos painéis: concepção do projeto, montagem do painel, instalação e manutenção.

Todos os componentes dos painéis podem ser fornecidos com certificado de qualidade, conforme a demanda de cada cliente e são garantidos por seis meses após a instalação.

O QUE SÃO PAINÉIS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS?
Essencialmente, são armários produzidos em aço carbono, aço inoxidável ou ainda em PVC, capazes de centralizar todas as válvulas de comando e acessórios pneumáticos de uma máquina ou dispositivo industrial, que podem ser de acionamento muscular (pneumático) ou elétrico (eletropneumático).

Além de permitir um aspecto visual mais organizado e facilitar a identificação dos dispositivos no ambiente industrial, os painéis permitem vida útil longa aos equipamentos em seu interior já que os protegem conta choques, intempéries, ações de gases suspensos e substâncias agressivas, e facilitam qualquer manutenção necessária.

COMPONENTES BÁSICOS DE UM PAINEL PNEUMÁTICO OU ELETROPNEUMÁTICO
De modo geral, os painéis pneumáticos e eletropneumáticos são configurados com válvulas pneumáticas de acionamento elétrico ou muscular, filtros de ar, acessórios pneumáticos, conexões e componentes elétricos que possam ser alojados no mesmo quadro.

APLICAÇÕES
Pela versatilidade de customização, os painéis pneumáticos e eletropneumáticos podem ser adequados para atender qualquer segmento industrial, respeitando as necessidades de cada cliente e especificidades de cada setor.

DIFERENÇA ENTRE PAINÉIS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS
Basicamente, a diferença entre os dois tipos de painéis é o método de acionamento, que pode ser muscular (pneumático) ou elétrico (eletropneumático).
Na primeira opção, utiliza-se o ar comprimido como meio de transmissão de potência para os atuadores. A utilização da pneumática nas industriais resulta em benefícios e economia às linhas de produção.
Os equipamentos pneumáticos são mais robustos e, portanto, podem ser aplicados em ambientes mais hostis, sujeitos à poeira, umidade, atmosferas corrosivas e explosivas.
Para acionamentos eletropneumáticos, há a combinação da energia e de circuitos elétricos aos sistemas pneumáticos, ou seja, é necessário o uso de componentes de entrada e de saída de sinais elétricos e componentes pneumáticos.

Conheça nossas soluções de readequação de equipamentos e reduza custos de fabricação e instalação.

Para mais informações, entre em contato e solicite o suporte de consultor técnico AUTOVAL.