ATUADORES DE VÁLVULAS PARA INDÚSTRIAS

O que é um atuador?

Atuador é um dispositivo que, integrado a um circuito, converte a energia cinética, produzida pelo fluido contido em seu interior, em energia mecânica, resultando em força ou movimento.

Esse tipo de equipamento é largamente utilizado na automação de válvulas industriais, de modo que a abertura e o fechamento da válvula ou o controle do fluxo possam ser acionados automaticamente e à distância.

Quais os tipos de atuadores?

Os atuadores estão divididos em três categorias de acordo com o movimento resultante: linear, rotativo e oscilante. Um atuador pneumático linear é constituído por componentes que convertem a energia em um movimento linear (linha reta).

Já um atuador rotativo converte a energia através de um movimento em seu próprio eixo – torque. Atuador oscilante converte energia através de um movimento rotativo com ângulo limitado de rotação.

Os atuadores também são classificados de acordo com o tipo de fluido, podendo ser pneumáticos (ar e gases comprimidos), hidráulicos (óleo ou água) ou elétricos (energia elétrica).

Dentro de um circuito, é possível utilizar mais de um tipo de atuador, de acordo com as vantagens e desvantagens de cada equipamento frente às necessidades do projeto.

Atuador Pneumático

Os atuadores pneumáticos utilizam como fonte de energia um gás pressurizado, comumente, utiliza-se ar comprimido.

Geralmente, essa opção de atuador é aplicada em sistemas que requerem altas velocidades no movimento, com pouco controle sobre o posicionamento final, ou seja, aplicações em que o torque requerido é relativamente baixo.

Os atuadores pneumáticos podem ser de Simples Ação ou Dupla Ação de acordo com o movimento que realizam. Utiliza-se um atuador pneumático de simples ação quando o propósito é de se manter, em caso de falta de energia, a posição inicial da válvula, normalmente aberta ou fechada – o ar comprimido movimenta o sistema em um único sentido.

Já um atuador pneumático de dupla ação é utilizado quando o objetivo é injetar ar comprimido para abrir e fechar – o ar comprimido movimenta o sistema nos dois sentidos.   

Atuador Elétrico

Os atuadores elétricos, como o próprio nome sugere, utilizam energia elétrica para gerar o movimento. O modelo elétrico combina facilidade e baixos custos de instalação à utilização de drives eletrônicos para acionamento.

Bastante utilizados para abrir e fechar válvulas em indústrias, destacam-se como uma ótima opção para substituir atuadores pneumáticos em locais onde não há possibilidade de utilizar ar comprimido, em locais de difícil acesso, ou que ofereçam alto risco ao operador, já que os comandos podem ser enviados à distância.

Além da função de automatizar a abertura e fechamento de válvulas, os atuadores elétricos também são capazes de bloquear, comprimir, empurrar, puxar etc.

Os atuadores elétricos podem ser utilizados em aplicações com válvulas de controle, bombas, portões, comportas, esteiras, robôs, máquinas etc.

Atuador Hidráulico

Um atuador hidráulico tem um líquido como fonte de energia, geralmente óleo ou água. Esse tipo de atuador é comumente utilizado em sistemas que requerem torques elevados – máquinas de grande porte, robôs de alta velocidade.

 

Gostou desse material? Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com um de nossos especialistas para descobrir a melhor opção para seu projeto.