VÁLVULAS SOLENOIDE: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Como funciona uma válvula solenoide?

A tecnologia solenoide é um dispositivo eletromecânico que controla a vazão de um meio através de um tubo abrindo ou fechando os orifícios da válvula. O conjunto do solenoide consiste em bobina, núcleo e base. Em uma válvula normalmente fechada, o núcleo é empurrado pela mola contra o orifício, evitando o fluxo na válvula. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é produzido, elevando o núcleo e permitindo a vazão através da válvula.

As válvulas solenoide são de grande importância para automação industrial, mas qual a importância de determinar o material de construção para o dispositivo?

O material escolhido na construção da válvula solenoide é determinado com base em suas propriedades químicas.

Para escolher um material base, é levado em consideração: o meio que será controlado e qual ambiente que a válvula será implantada. Espaços perigosos, estéreis ou corrosivos, merecem uma atenção especial para segurança durante operações.

A AUTOVAL entende as necessidades de operação para cada indústria e, por isso, trabalhamos com modelos de válvulas feitas de diferentes tipos de materiais: Com corpo em latão forjado, aço inox e bronze.

Você sabe a importância da válvula solenoide para automação industrial?

1 – A válvula solenoide é indispensável para fechar, dosar, distribuir ou misturar o fluxo de gás, líquido e óleo, garantindo total controle ou proteção.

2- A válvula pode ser usada em diversos setores e em inúmeras operações, tudo depende da necessidade da sua indústria.
O que difere uma válvula da outra é o número de vias, que é escolhida conforme a pressão sofrida pelos fluidos.

3- Os modelos de válvulas solenoide mais comum são:
Válvula de duas vias: para controle de fluído de automação pneumática.
Válvula de três vias: em casos de desvio e convergência de fluxos.
Válvula de quatro e cinco: operações de cilindros e atuadores de dupla ação.

Entre em contato com um consultor técnico Autoval e descubra as soluções personalizadas que podemos criar para suas operações.